Comidas brasileiras

31/07/2024 às 12h45

José Renner

José Renner

Professor, ativista ambiental

 

Os brasileiros comem muito em quantidade e em variedade. Alemães ficam admirados com as variedades e quantidades de comida servidos nas refeições no Brasil. Um grupo de alemães veio ao Brasil comemorar o bicentenário da chegada dos alemães por aqui. Estiveram em nossa região incluída no roteiro. Uma senhora que conheceu as privações da 2ª guerra mundial disse o seguinte. Os brasileiros comem muito. Na mesa tem dez variedades que vocês repetem em prato cheio. Não foi a primeira vez que ouvi isto dito por europeu. Na França cobram a mais pelo segundo banho do dia e a comida é racionada. Entre os brasileiros há os que servem muito que acaba sobrando no prato o que é desperdício e ignorância quando sabemos de milhões de pessoas passando fome. A favor dos brasileiros está a variedade de saladas e comidas que favorecem a saúde, a vitalidade. No Brasil imenso temos todos os tipos de climas que permitem cultivar plantas de clima frio, de inverno, de clima quente e temperado. Climas variados permitem produção diversificada. Por aqui não falta, sol, calor, chuva e vontade de trabalhar. Os brasileiros são povo privilegiado pela natureza. Falta-nos investir em educação, pesquisa, ciências, medicina moderna. Na produção de comida o Brasil está muito bem. Os brasileiros que comem muita variedade certamente serão mais saudáveis. Muito em quantidade e qualidade poderá ser prejudicial a saúde. Chama a atenção dos alemães que consideram os exageros ao comer dos brasileiros. Fazemos isto porque no Brasil nunca vivemos um regime de guerra como o vivido pelos europeus.

Rápidas

  1. Alemães na região: uma excursão de 38 alemães passou por Salvador do Sul celebrando as conquistas de quem saiu da Alemanha há 200 anos;
  2. Votações: governador Leite caracteriza-se por enviar projetos no recesso dos deputados e em regime de urgência. Deputados aprovam sem ter lido os projetos. As vítimas são todos os gaúchos;
  3. Venezuela: muitos que condenam a ditadura na Venezuela são os mesmos que apoiam o golpe fracassado tentado por Bolsonaro. Na Venezuela militares são classe privilegiada. O mesmo feito por aqui na reforma da previdência e salarial dos militares no governo anterior.
  4. Vacinas: lá por 1968 todos os alunos eram vacinados contra a poliomielite (paralisia infantil) erradicada das vacinas e inventam efeitos ruins.
  5. Estradas municipais: as enchentes de maio causaram muitos estragos. Algumas estradas ainda seguem bloqueadas.
  6. Eleições municipais: Salvador do Sul terá três candidatos a prefeito. São Pedro da Serra 2. Vale a pena estudar a vida pregressa para saber em quem está votando, dando cheque em branco.
  7. Olimpíadas: um espetáculo e quase perfeição dos atletas. Muitos tem restrições às cenas inconvenientes da Santa Ceia na abertura do evento em Paris.