Entendendo o Medo na Infância: Como pais e cuidadores podem ajudar
26/08/2025 às 09h21

Cecília Pech Selau
Terapeuta integrativa Especialista no universo emocional feminino

O medo é uma emoção natural e comum na infância. As crianças enfrentam medos de coisas diferentes à medida que crescem e aprendem sobre o mundo ao seu redor. Entender esses medos e como lidar com eles é fundamenta para o desenvolvimento emocional saudável das crianças.
Medos Comuns na Infância:
-O medo do escuro é um dos medos mais comuns na infância. Geralmente surge entre os 2 e 6 anos de idade, quando a imaginação das crianças está em desenvolvimento e elas começam a diferenciar entre o que é real e o que é fantasioso. Algumas crianças têm medo leve, outras podem ter medo intenso que interfere com o sono ou causa ansiedade. Pode se manifestar como dificuldade para dormir sozinho, pedidos para deixar a luz acesa, pesadelos ou choro antes de dormir. As estratégias para lidar com o Medo do Escuro na criança é conversar sobre o Medo, explicar que o escuro é natural e que não há nada a temer, estabelecer uma rotina calmante antes de dormir. Luz noturna ou luz suave, pode ajudar a diminuir a ansiedade sem eliminar completamente o escuro. Encorajando a criança a se acostumar com o escuro de forma gradual, com apoio dos pais, validação e empatia, reconhecendo o medo da criança sem minimizar a deixa mais segura com o tempo.
- Medo de animais ou insetos: Pode surgir por experiências ou pela imaginação. O medo de animais é comum em crianças e pode variar de leve a intenso. Esse medo pode ser direcionado a animais específicos, como cachorros, gatos, insetos ou animais menores como cobras ou aranhas. Uma experiência ruim com um animal (como uma mordida ou susto) pode causar medo. Ensinar sobre animais, seus comportamentos e como interagir com eles de forma segura e gradual, pode amenizar o medo da criança até terminar por completo.
- Aprendizado Observacional: Crianças podem aprender medos observando reações de adultos ou outras crianças. A criança pode sentir medo ao ouvir tom de voz alta, xingamentos, olhares de raiva e ruídos. Podendo ficar com medo da pessoa da qual tenha presenciado algum evento destes.
- Medo de situações novas ou desconhecidas: Como ir à escola pela primeira vez. O medo de situações novas ou desconhecidas é comum em crianças e faz parte do desenvolvimento normal. Esse medo pode se manifestar em situações como ir à escola pela primeira vez, conhecer novas pessoas, ou experimentar atividades diferentes. Algumas crianças podem evitar situações novas por medo do desconhecido.
- Preparação Antecipada: Explicar o que vai acontecer em uma situação nova pode ajudar a reduzir a ansiedade. Acompanhar a criança na nova situação inicialmente pode proporcionar segurança. Reconhecer os sentimentos da criança e encorajá-la a tentar coisas novas. Mostrar como lidar com situações novas de forma calma e positiva. Estar presente e disponível para a criança enquanto ela explora coisas novas. O medo é uma defesa normal do ser humano, mas quando algum tipo de medo se torna algo muito sofredor para a criança, ele precisa ser investigado. Pais, professores e cuidadores precisam estar muito atentos quando uma criança sofre muito tempo com um certo medo, pois pode estar causando um sofrimento emocional nesta criança e que pode ser muito prejudicial futuramente. É aconselhável procurar ajuda terapêutica para trabalhar através de fermentas e técnicas, para que a criança se fortaleça e construa mecanismos de segurança em sua mente para superar antes que se torne algo mais sério e traga prejuízos para sua saúde mental e física.