Soberanas da Expointer vestem a identidade cultural de Salvador do Sul
05/09/2025 às 11:31 - Salvador do Sul

A participação de Salvador do Sul ganhou destaque especial na Expointer 2025, a maior feira agropecuária da América Latina, por meio das soberanas que vestem trajes produzidos na cidade. Para os representantes locais, trata-se de uma vitrine privilegiada e, ao mesmo tempo, um gesto de apoio à cultura gaúcha. ‘É um grande privilégio estar entre amigos na casa da Rainha da Expointer e poder levar, mais uma vez, o nome da nossa cidade Salvador do Sul. Já fomos apoiadores da Indi quando ela concorreu e teve êxito’, destaca Fabiane Recktenwald.
Na confecção dos trajes, foram respeitadas as normas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), buscando sempre aliar um perfil clássico e campeiro. O resultado pode ser visto em peças que unem tradição e autenticidade, como a bombacha campeira ‘da lida’ e a saia com camisa e camafeu, que compõem outro traje.
A visibilidade conquistada na Expointer é considerada fundamental, tanto para valorizar o trabalho local quanto para enaltecer a identidade cultural do município. ‘Estamos localizados na Serra Gaúcha e, assim como municípios da fronteira e do centro do Estado, cultuamos e priorizamos o agronegócio. É uma honra poder mostrar isso em um palco tão importante’, ressaltam os representantes.