Salvador do Sul no pódio da Educação: o que garante a qualidade e o que vem pela frente

05/12/2025 às 08:31 - Salvador do Sul

Salvador do Sul no pódio da Educação: o que garante a qualidade e o que vem pela frente
Salvador do Sul no pódio da Educação: o que garante a qualidade e o que vem pela frente

Após Salvador do Sul conquistar o 1º lugar no Rio Grande do Sul no pilar Educação do Prêmio Band - Cidades Excelentes, com a nota de 91,53, a secretária de Educação, Vanessa Werner, destaca que o reconhecimento estadual é resultado de um trabalho contínuo, técnico e profundamente humano realizado nas escolas do município. Presente na cerimônia ao lado do prefeito Laerce Morales e do vice-prefeito Henrique Kirch, Vanessa reforça que o prêmio reflete o comprometimento das equipes escolares, o planejamento baseado em dados e a prioridade que Salvador do Sul dá à formação integral dos estudantes. ‘Esse resultado mostra que educação pública de qualidade é possível quando há investimento, gestão e propósito compartilhado’, afirma a secretária, que comenta, nesta entrevista, os bastidores da conquista, os avanços refletidos nos 14 indicadores avaliados e os próximos passos para manter Salvador do Sul entre as melhores redes do Estado.

 

EXPRESSÃO REGIONAL: Entre os 14 indicadores avaliados no prêmio, quais você considera que foram decisivos para que Salvador do Sul alcançasse a nota 91,53 no pilar Educação?

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO VANESSA WERNER: Considero que todos os indicadores são importantes para compor esse índice. Para que possamos alcançar bons resultados é importante mantermos o equilíbrio entre todos os quesitos avaliados. Esse equilíbrio prova que a educação vem caminhando de forma uniforme e constante, a nota de 91,53 reflete uma soma de esforços. É um número criado a muitas mãos.

 

ER: A conquista do prêmio reconhece os esforços já feitos, mas quais são, na sua avaliação, os principais desafios para manter ou ampliar esse nível de excelência nos próximos anos?

SECRETÁRIA VANESSA: As demandas da educação vêm crescendo significativamente nos últimos anos. Talvez o maior desafio para mantermos a qualidade da gestão pública esteja atrelado a dificuldades com o quadro de servidores e com as constantes alterações na forma de execução das despesas. Sabemos que a cada ano se formam menos professores e essa realidade não acompanha a crescente demanda de discentes. Isso acaba acarretando em salas super lotadas que prejudicam o ensino aprendizagem, por outro lado, as demandas com a adesão de programas crescem de maneira acelerada deixando todo sistema sobrecarregado.

 

ER: Como o município tem trabalhado a formação continuada dos professores e de que forma isso impactou diretamente na qualidade da aprendizagem?

SECRETÁRIA VANESSA: A Formação vem sendo nos últimos anos, pensada de uma forma muito carinhosa. São abordados temas obrigatórios como: Lei Lucas, que garante uma noção básica de primeiros socorros; Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER); Alfabetização e Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). Não deixando de pensar em nossos educadores, trazendo temas relacionados a inteligência socioemocional com o olhar voltado para os profissionais que atuam em nossa rede. Consideramos que a junção de todas essas formações contribui significativamente para a prática docente.