Contradições humanas
13/05/2025 às 19h36

José Renner
Professor, ativista ambiental
Conta a estória que Deus fez o mundo como conhecemos e por ultimo criou o ser humano para a perfeição da sua obra. O ser humano seria aquele com inteligência superior capaz de gerenciar o nosso planeta Terra. Sabemos hoje que os progressos da ciência, medicina, agricultura, comunicação, robótica, máquinas são as provas da inteligência humana. Sobrou o grupo de humanos que vivem de contradições gritantes de parte da sociedade pelo mundo. É só pensar um pouco.
Agrotóxicos. Fala-se muito d surgimento de doenças como câncer em humanos e animais como cachorros e gatos. São as contradições que negam chamar os agrotóxicos de venenos causadores do câncer e outras doenças comprovadas pela ciência e medicina. Usam sem cuidados e sem critérios.
Trânsito. Motoristas bêbados são a causa de acidentes e mortes no trânsito. Só neste final de semana 11 morreram e vários estão feridos no RS. Muitos bebem e dirigem sem se importar com as consequências. Soma-se a isto alta velocidade e ultrapassagens proibidas.
Educação. Querem boa educação para os filhos sem ver capazes de cobrar estudo em casa onde são os responsáveis.
Poluição. Reclama da sujeira, lixo, esgoto quando eles próprios descartam de qualquer jeito.
Desmatamento. Derrubam e ateiam fogo no mato para reclamar do calor, secas, enchentes.
Asfalto. Os mesmos que reclamam da estrada carregam excesso de carga nos caminhões.
Vivemos num mundo polarizado onde todos acham que tem razão mesmo na maior contradição. Falam uma coisa e fazem muito diferente. Negam a verdade e aceitam a mentira como única verdade.
Rápidas
- Ambulâncias: os pontos de saúde da região têm mais de 10 ambulâncias por posto. São necessários para atender os munícipes. Isto é bom. Não é tão bom quando vem em troca de votos.
- Escolas: notícias da semana dão conta que 30% das pessoas são analfabetas funcionais no Brasil. Não entendem o que leram, não sabem escrever. Isto faz parte da política de dominação dos políticos neste país.
- Governador Leite: favorecido pela enchente de maio de 2024 a não pagar dívida do Estado. Fugiu outra vez trocando de partido. Os fracassos das privatizações são da sua conta.
- Escolas municipais: em poucos anos sobrarão as escolas municipais que hoje cuidam dos filhos o dia todo.
- Novo Papa: até aqui sabe o que fala, demonstra generosidade e inteligência.
- Latim: foi a língua universal antes do inglês. Temos Papa (Habemus Papam) em latim. O latim ainda é usado para dar normas científicas aos seres vivos. Os humanos são homo sapiens.