O que as alterações de saúde (diabetes, gordura no fígado, colesterol alto) têm em comum?
22/07/2025 às 18h05

Mirella Renner
Nutricionista | CRN2 10447P Atua na área de emagrecimento e ganho de massa muscular em adultos e e está cursando pós em nutrição e estética funcional.

A comida que colocamos pra dentro.
Exatamente. Está na hora de olharmos com mais atenção para o nosso prato e, consequentemente, para o nosso corpo.
Uma alimentação pobre e sem cor.
Uma rotina corrida e estressante.
A Organização Mundial da Saúde considera a obesidade um dos maiores problemas de saúde pública. E ela está diretamente relacionada a diversas doenças, como hipertensão, algumas citadas no título, até certos tipos de câncer, dentre outras.
Segundo a ABESO, em 2019, uma em cada quatro pessoas adultas no Brasil estava obesa. E a tendência, infelizmente, é de crescimento.
A boa notícia é: muitas dessas alterações de saúde podem ser prevenidas %u2014 e até revertidas %u2014 com a prática de hábitos simples, saudáveis e com escolhas mais conscientes no dia a dia. Antigamente %u2014 diziam meus avós %u2014 não se tinha acesso a alimentos ‘diferentes’.
Hoje, o problema se inverteu: temos acesso demais. Alimentos de baixa qualidade, estresse/ansiedade, uso excessivo de telas, e à praticidade que, muitas vezes, está nos fazendo mal.
E sim: a conta desses comportamentos vai chegar. Já está chegando.
Hoje, comer arroz com feijão parece ser coisa de quem ‘está de dieta’, quando, na verdade, isso deveria ser a base da alimentação de todos. Estamos vivendo uma inversão: pessoas com medo de comer cenoura por acharem calórica, enquanto investem em produtos ‘milagrosos’, muitas vezes caríssimos e desnecessários ou sem qualquer comprovação científica de benefício.
O excesso de alimentos industrializados gera uma inflamação silenciosa no organismo. Os sintomas vêm: cansaço, dores de cabeça, alterações nos exames, intestino preso, sono ruim%u2026
Precisamos voltar ao básico: comida de verdade no dia a dia.
Nas próximas semanas, te convido a:
%u2022Reduzir os açúcares das bebidas;
%u2022Caminhar pelo menos 15 minutos por dia;
%u2022Beber água (em média 35 ml por quilo de peso);
%u2022Colorir seu prato com frutas e vegetais.
Em 15 dias, me escreva no (51) 99890-5310 contando o que sentiu de melhora.
Eu te garanto: seu corpo vai agradecer %u2014 e a melhora vai ser inevitável.
Mirella Renner é nutricionista, especializada em Nutrição Estética Funcional, com foco na mudança permanente de hábitos. Atua com jovens, adultos e idosos, integrando ferramentas de coaching, educação alimentar e bioimpedância de última geração, que fornece relatórios completos de metabolismo. Atende na VitaClin, em Salvador do Sul.