SONO: um pilar da longevidade saudável
13/01/2026 às 14h36
Nutricionista Aline Borba
Especialista em Nutrição Funcional e Fitoterapia. Especialista em Nutrição Materno Infantil. Especialista em Fertilidade.
É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Dormir bem é, então, hábito que deve ser incluído na rotina de todos. Entre as principais causas dos problemas na qualidade de sono está o desequilíbrio dos níveis de melatonina.
A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, que fica localizada no cérebro. E é liberado, principalmente enquanto se está dormindo, tende a liberar menos quando você é exposto à luz. Há receptores de melatonina por todos os órgãos que compõem nosso corpo. A melatonina induz reparo, repouso e descanso para todos os órgãos. Se ela diminuir, o indivíduo pode ter prejuízo em qualquer um dos órgãos. Com o envelhecimento temos uma redução de produção de melatonina.
Qual a função da melatonina?
%u2022Função antioxidante que ajuda a ‘limpar’ suas células e manter sua saúde. Ajuda no processo de reparação dos radicais livres que produzimos todos os dias. Pode até diminuir o risco de câncer.
%u2022Melhora o sistema imunológico, podendo auxiliar no tratamento de doenças autoimunes.
%u2022Está envolvida na fertilidade. Protegendo nosso óvulo do estresse oxidativo, especialmente no momento de ovulação.
%u2022É um grande regulador do nosso ritmo circadiano.
%u2022Na SOP: modulação da resistência à insulina, diminuindo a inflamação crônica e equilibrando os hormônios sexuais.
%u2022Faz reparo nos nossos neurônios, para termos cognição, memória e aprendizagem de forma correta.
Segue algumas dicas para você colocar em prática que irão fazer toda a diferença no seu sono:
%u20221 hora antes de dormir consuma um chá calmante (banana, camomila, melissa, maracujá, mulungu).
%u2022Consuma alimentos de fácil digestão a noite. Evite carne vermelha.
%u2022Evite cafeína após as 16h. Ela está presente no: café, chimarrão, energético, refrigerante e chás (verde, preto, mate).
%u2022Cerca de 1h antes de dormir desligue celular e a televisão. A luz azul dos eletrônicos bloqueia a produção de melatonina.
%u2022Não assista ou leia notícias, filmes de guerra, terror, suspense ou que causem angústia, stress e ansiedade.
%u2022Durma com a luz apagada. Quanto mais escuro o ambiente, melhor você dormirá.
%u2022Pingue umas gotinhas de óleo essencial de lavanda no seu travesseiro.
%u2022Tenha um ritual de meditação/oração antes de dormir, acalme a mente, agradeça pelo seu dia. Se ajudar, ouça uma meditação guiada.
A base para uma vida saudável é uma boa produção natural de melatonina. A suplementação se necessária deve ser feita pelo seu nutricionista ou médico. Sempre consulte os profissionais antes de experimentar a suplementação, para ajustar doses e verificar se é necessário a utilização! Existe fitoterápicos que auxiliam na melhora do sono, converse com seu nutricionista especialista na área.