Polícia Civil prende 33 pessoas por golpe dos 'nudes'

29/05/2023 às 19:00 - Salvador do Sul

Polícia Civil prende 33 pessoas por golpe dos 'nudes'
Polícia Civil prende 33 pessoas por golpe dos 'nudes'

A Polícia Civil prendeu cerca de 33 pessoas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina na manhã desta segunda-feira, 29. A operação contou com 150 agentes e cumpriu diversos mandatos contra uma quadrilha acusada de comandar  golpe dos "nudes" contra homens mais velhos, ricos ou de classe média. 

 

Também são investigadas atividades do grupo em outros 12 estados: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Segundo a polícia, a ação consiste em um primeiro contato com a possível vítima, por rede social ou Whatsapp, onde uma pessoa jovem e bonita instiga o alvo a trocar mensagens de cunho sexual e fotos íntimas. Na sequência, outra pessoa se apresenta como pai da jovem, dizendo que a filha é menor de idade. Para não denunciar, o suposto reponsável exige depósitos em dinheiro.
 
Ainda de acordo com a Polícia Civil, é bastante comum também, nesses casos, a presença de uma quarta pessoa envolvida, que se apresenta como policial, muitas vezes com fotos e nomes reais retirados das redes sociais, dizendo que está sendo registrada uma ocorrência e que será expedido mandado de prisão contra a vítima, a deixando desesperada e fazendo com que deposite mais dinheiro a quadrilha. 
 
 ‘O esquema era perfeitamente delineado, com vasto material que auxiliava na ilusão das vítimas e que era transmitido entre os criminosos. Para a produção do material, os investigados inclusive aliciavam adolescentes, que mandavam fotografias, áudios e vídeos sob remuneração e até mesmo sob ameaças’, disse Liedtke.