Reforço de ar polar aumenta ainda mais o frio - veja as mínimas de hoje
17/07/2023 às 11:57 - Porto Alegre
Um reforço de ar polar derrubou ainda mais a temperatura no Rio Grande do Sul nas últimas horas. Os gaúchos enfrentam baixas temperaturas desde a quinta-feira e que, com o ar seco, foram menores à noite no sábado. Nesta segunda, o ingresso de ar mais gelado de Sul trouxe nova queda de temperatura. O ar mais frio que ingressa no Rio Grande do Sul é impulsionado por um grande ciclone que atua agora no Atlântico Sul, distante do estado, e que não oferece qualquer risco de vento forte por estar muito longe e se afastando do estado.
No Rio Grande do Sul, as menores mínimas de hoje se deram no Sul gaúcho, exatamente por onde ingressava o ar mais gelado associado ao reforço de ar polar que ingressa no estado. Houve registro de temperaturas negativas no Sul, na Campanha e na fronteira com o Uruguai.
Em Porto Alegre, a temperatura variou bastante hoje cedo com frio mais intenso no Sul da cidade. Na zona Norte, no aeroporto, a temperatura mínima desta segunda-feira foi de 7,4ºC. Na zona Leste, no Jardim Botânico, fez 8,0ºC. Já no extremo Sul da cidade, a temperatura desceu a 5,9ºC no aeroclube de Belém Novo, mas a estação do Lami acusou 2,7ºC.
Na região mais fria do estado, nos Aparados, a atmosfera não vai estar tão resfriada como no Sul gaúcho, mas mesmo assim são esperadas mínimas negativas que podem ficar entre -2ºC e 0ºC, nas áreas de São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Nuvens devem impedir um maior resfriamento.
